sexta-feira, 8 de maio de 2009

Blanquete de Novilho.

Esta é uma receita óptima para aquelas peças de carne que não têm grande apresentação, ou seja aquelas peças de carne de qualidade inferior, mas que são óptimas em sabor e ainda por cima mais baratas, feitas desta maneira além de renderem mais ficam com apresentação de prato de festa, requintado...


Com a crise não dá para andar a comprar peças do Lombo, logo temos que improvisar desta maneira. Se a carne fôr um pouco rija basta para isso um pequeno truque. De véspera temperar a carne com habitualmente, com alho, louro, vinho branco e nunca colocar sal, este só deve ser adicionado quando a carne já está selada (este processo é só deixar a carne no tacho com um pouco de azeite e deixar alourar bem de todos os lados), e um pouco de leite. Gosto igualmente de usar ervas aromáticas tais como salsa e coentros.


Ingredientes:

750 gr de Carne de vaca para estufar, normalmente compro para cozer que é mais barata e limpo de gorduras e corto em pedaços em casa.
1/2 copo de vinho branco
louro
4 dentes de alho laminado
1 cebola
azeite q.b.
1,5 dl de leite
farinha para polvilhar (mais ou menos uma colher de sopa)
água ou caldo de carne (conforme a preferência)


Preparação:

Em primeiro lugar cortar e limpar de gorduras a carne de vaca (se usar uma peça do lombo não é necessário este passo).

Colocar num recipiente e temperar com o alho, o vinho branco, o louro e as ervas aromáticas (salsa e coentros) e adicionar o leite (mais uma vez se a peça de carne fôr tenra não é necessário juntar o leite). Reservar.



No dia, colocar um tacho ao lume com o azeite e selar a carne (alourar), colocar a cebola cortada ás meias luas e envolver bem, regar com a marinada, tapar e deixar cozinhar em lume brando.




Quando a carne estiver cozinhada é nesta altura que se adiciona o sal e polvilhar com farinha, regar com um pouco de água ou de caldo e deixar apurar bem. Fica um molho muito cremoso e a carne muito tenra.




Servi acompanho de arroz primavera.

Sem comentários: