sábado, 20 de junho de 2009

Sopas Infantis

Quando a minha princesa começou a etapa das sopas, para mim aquilo foi o descalabro total. O que eu pesquisei na internet á procura de receitas de sopas, comprei n livros, comprei revistas, enfim o desespero que acho que é comum a todas as mamãs de primeira viagem e que ainda por cima estão longe de familiares. Na altura valeu-me o excelente acompanhamento do pediatra da princesa. Ele tinha a paciência de fazer receitas com as quantidades e dizia sempre "isso passa, vai ver que daqui a uns tempos faz uma sopa e até inventa receitas", realmente foi verdade, hoje olho para trás e até me riu dessa altura.
Para ajudar algumas mamãs desesperadas como eu era na altura cá vai uma receitinha para elas. Esta é uma das sopas preferidas da minha filha. E ainda hoje faço esta sopa, pois apesar dela já comer do nosso comer, como come tão mal a sopa tem sempre que ser reforçada.
Ingredientes:
2 batatas (1pode ser 1 batata doce e outra normal)
1 cenoura
1 pedaço de abóbora
4 folhas de alface
1/2 cebola (se fôr grande basta só 1/4)
1/2 dente de alho
sal (muito pouco)
Água (na bmby só até ficar cerca de 2 dedos abaixo do nível dos legumes)
azeite (costumo colocar um fio bem pequenino na altura da cozedura e meia colher de chá no prato)
carne (para os bebés que comem já o segundo prato podem suprimir a carne)
Na bimby colocar todos os ingredientes (eu corto em pedaços pequenos para que demore o menos tempo possível e assim conservo grande parte dos nutrientes), e a água e tempero com sal.
Antecipadamente dou uma fervura á carne e aproveito a água. Junto tudo e coloco a cozer a temperatura 100º, velocidade 2 e durante cerca de 20 minutos. Se por acaso noto que está muito caldo , após 10 minutos coloco a temperatura varoma.
Quando os legumes já estão cozidos, trituro tudo a velocidade 7,9 durante cerca de 1 minuto.
Guardo em recipientes próprios de comida para bebés. (Comprei da Avent e acho que são óptimos, dá para colocar a fruta, as sopas e são graduados logo temos sempre a percepção de quanto comem). Dá para congelar e para ir directamente ao microondas.
Aqui já no prato para a princesa comer.

Sem comentários: