domingo, 28 de junho de 2009

Carne de Porco no Tacho Especial






Esta carne de Porco resultou da necessidade de fazer algo diferente para o jantar. Andava cansada de ser sempre a mesma coisa e sinceramente nenhuma das receitas que tinha da minha colecção interminável de livros (sim porque nem imaginam a colecção que tenho) e de todos os blogs que cusquei, havia uma sequer me brilhasse o olho. Umas até que cheguei a anotar para fazer mais tarde (faltavam ingredientes) outras porque davam imenso trabalho...
E como tinha um resto de sopa de cebola, um resto de cerveja preta, foi só meter mãos à obra...

Bem quando cheguei a casa lá meti mãos á obra, e até que as coisas não sairam lá muito mal. Para a próxima tenho que temperar antecipadamente a carne, acho que assim ainda ficam melhores. O marido gostou e a princesa tambem comeu sem reclamar muito... Menos mal, assim sempre fico mais descansada.

Ingredientes:
1 pá de porco sem osso
1 cebola laminada fina
2 dentes de alho laminados
1/2 pacote de sopa de cebola
1 folha de louro
1/2 garrafa de cerveja preta
2 colheres de sopa de farinha maizena especial para molhos
2 dl de leite
1 dl de azeite
Modo de Preparação:
Primeiro limpar a carne de todas as gorduras.
Levar um tacho ao lume com o azeite e o alho laminado mais a folha de louro. Deixar que o azeite ganhe o gosto do alho, mas sem queimar.
Selar a carne (ou seja dourar de ambos os lados).
Juntar a cebola e a sopa de cebola e a cerveja, envolver e deixar cozinhar lentamente em lume brando, com o tacho tapado.
Convem ocasionalmente mexer a carne e ir virando. A minha peça de carne demorou perto de 1 hora a cozinhar, mas convem verificar.
Retirar a carne para repousar para permitir que todos os sucos da carne se distribuam uniformemente.
Entretanto com o molho que ficou no tacho deitar a farinha maizena especial para molhos e o leite.
Esta farinha não é necessário dissolver previamente como a outra é só colocar no tacho e ir mexendo, se fôr necesssário pode-se colocar mais ou menos.
Deixar o molho engrossar.
Fatiar a carne e servir com o molho.
Eu servi acompanhado de arroz branco.
Apreciação: Estava BOM...

Sem comentários: