domingo, 21 de junho de 2009

Carne de Porco Recheada







Esta é uma carne de porco que a minha mãe faz e é simplesmente uma delícia. Adoro a combinação do sabor agridoce das frutas com a carne. A carne de porco neste aspecto é óptima, pois presta-se a estas excelentes combinações, só tenho é pena de o meu marido não ser apreciador deste género de pratos, mas mesmo assim tenho sempre a opção de fazer uma parte recheada com frutas e outra normal.


É simples de se fazer, só temos é mesmo que ter paciência.


Ingredientes:


1 lombo de porco

massa de pimentão caseira

5 dentes de alho picados

1 folha de louro partidas aos bocados

2 dl de vinho branco

1 maçã fatiada grosseiramente

3 ameixas secas

5 alperces secos





Modo de Preparação:


Abrir a carne o suficiente para que se possa rechear.




Cortar as frutas, a maçã em gomos o resto eu coloco mesmo inteiro, pois gosto mais assim.




Pode-se colocar quer a maçã quer as outras frutas durante cerca de 15 minutos a macerar num pouco de vinho do porto, eu não faço isso, mas para quem queira e goste é uma opção.





Rechear a carne e atar com fio de cozinha, neste passo é que é preciso mesmo paciência, a carne tem que ficar bem atada, senão as frutas durante a cozedura "fogem".


Temperar a carne como habitualmente para assar, e deixar ficar a tomar gosto de um dia para o outro de preferência (eu quando a faço até deixo ficar 1 dia e meio).




Levar ao forno a 180 º durante cerca de uma hora e meia ou mais, varia consoante o tamanho da peça de carne , eu normalmente até deixo a primeira hora a uma temperatura de 160 e depois quando a carne já está quase cozinhada aumento a temperatura do forno para 180º e deixo cozinhar até ficar dourada.




Quando a carne já está cozinhada retiro para um prato e deixo a carne descansar. O molho que fica coloco-o num tachinho e levo ao lume para reduzir e engrossar, trituro tudo e sirvo a acompanhar a carne.







Apreciação: Simplesmente fantástico, como já disse tenho sempre que fazer uma recheada e outra por rechear

Sem comentários: