terça-feira, 23 de junho de 2009

Sopas Infantis II


Esta é mais uma das sopinhas que faço habitualmente para a princesa lá de casa. Como já referi anteriormente ela é um autêntico pisco para comer e com este calor então nem se fala. Ontem por exemplo andou o santo dia a comer Cerelac. Tentei de tudo e sem sucesso algum, não comia nada, ao almoço após muita insistência da minha parte no fim de acabar de almoçar vomitou tudo. Foi um desespero, mas tambem se eu com este calor infernal não tenho apetite nenhum é natural que ela também não, mas enquanto eu tenho (infelizmente) muita reserva "adiposa" ela não. Deste modo inventei (tal como o pediatra uma vez disse) umas sopas reforçadas. Aliás super reforçadas, pois além de todos os ingredientes normais de uma sopa infantil, ainda acrescento peixe e massas. Deste modo a sopa fica mais calórica e mais rica em nutrientes, assim o meu coração de mãe desesperada fica mais descansada quando a princesa só come a sopa.
Ora cá vamos á receitinha.
Sopa de Peixe à Princesa.
Ingredientes:
2 batatas médias (coloco sempre uma batata normal e uma batata doce)
1 cenoura
1/2 cabeça de nabo
1/2 cebola
1 dente de alho
1 raminho de espinafres
1 courgette
2 colheres de sopa de massa
Peixe (cerca de 150 gr eu usei tamboril)
1 haste de coentros
Azeite
Água (fica cerca de 2 dedos abaixo dos legumes no copo)
Sal q.b.
Modo de Preparação:
Cortar todos os legumes o mais pequeno possível, para que cozam mais rápido e assim a perca de nutrientes é menor. Colocar todos os legumes, as massas e o peixe no copo a 100º durante cerca de 20 minutos (normalmente até pode ser menos) a velocidade 2. Se após metade do tempo notar que está muito caldosa coloco o restante tempo á temperatura varoma. A 5 minutos do final do tempo colocar os espinafres e deixar cozer o restante tempo.
Triturar á velocidade 7, 9 e 10 durante aproximadamente 1 minuto, ou menos consoante a preferência da criança (a minha na sopa em casa tem que ser creme, no infantário come a sopa com pedaços, vai-se lá saber porquê...)
Digo-vos uma coisa, a sopa fica... Uma delícia.

Guardo nos copos da Avent, estes copos são óptimos tal como já referi anteriormente e têm outra coisa boa é dá para escrever com uma caneta de acetato e são reutilizáveis.

Sem comentários: