sexta-feira, 26 de junho de 2009

Bacalhau com Natas



Esta é uma receita bastante antiga, sempre me lembro da minha mãe fazer este bacalhau, logo não sei sequer a proveniência da receita, mas julgo ser de uma Telculinária de 1977, agora já devem estar a pensar de onde vem tambem este meu "bichinho", pois a minha mãe tem os primeiros números da teleculinária, e ainda em excelente estado (bem alguns, pois outros têm uma decoração nova, pois em criança eu adorava desenhar nas bordas dos livros...). Sempre que lá vou a casa, lá ando eu a cuscar nos livros e dá-me vontade de roubar-lhe aquilo tudo...
A receita não sei se será igual à das cozinhas das outras meninas, mas mesmo assim que fica a minha.
Ingredientes:
Bacalhau cozido (normalmente eu aproveito os restos do bacalhau cozido com todos), mas sensivelmente 2 postas, já desfiado
1 cebola grande cortada ás meias luas fininhas
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
Azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.
1 e meia colher de chá de mostarda
1 gema de ovos
1 pacote de natas
1 dl e meio de leite
3 colheres de sopa de farinha (bem cheias)
3 colheres de sopa de margarina vegetal
1 pacote de batata palha (aqui foi mais ou menos a olho, mas fica ao gosto de cada e à quantidade de bacalhau disponível).
Modo de Preparação:
Fazer um refogado com a cebola, o alho e o louro. Deixar apurar muito bem e juntar o bacalhau já previamente cozido e desfiado. Envolver bem, se por acaso notar que tem muito refogado para a quantidade de bacalhau é melhor tirar. Juntar as batatas e envolver bem na mistura do bacalhau com o refogado. Neste passo eu habitualmente faço uma grande quantidade e congelo em caixas de plástico, assim sempre que necessito e não tenho tempo para fazer outras refeições tenho sempre este preparado. Dá para fazer bacalhau com natas (bastando para isso só juntar o molho), bacalhau á braz (juntar os ovos), etc.


Agora o molho.
Por vezes se faço tambem uma quantidade que depois acho que é demais tambem congelo, assim dá sempre para qualquer coisa e está sempre á mão.
Primeiro coloco num tacho a margarina vegetal .



Quando estiver derretida junto a farinha e deixo cozer.




Quando a farinha já estiver toda envolvida na margarina está cozida, juntar o leite em fio e mexendo sempre, ir sempre juntando o leite de modo a ficar um creme espesso (pode ser necessário ajustar a quantidade de leite ou natas).




Juntar as natas ao creme espesso de leite.

Envolver bem, juntar numa tacinha a gema de ovo, a mostarda e um pouco do creme (atenção que convem começar imediatamente a mexer, para que a gema não coza).
Juntar este preparado ao creme e deixar engrossar o molho.
É com esta consistência que deve ficar.
Envolver o molho com a mistura do bacalhau, batatas e refogado. Quem gostar de mais cremoso põe mais molho, quem gostar mais seco põe menos. Eu normalmente reservo uma parte e coloco por cima.
Levar ao forno a gratinar.
Aqui no prato da princesa. Ela adora...
Apreciação: Para quem tem paciência ainda fica melhor com batatas fritas na altura. Era assim que a minha mãe fazia e posso dizer que assim é que era bom. Talvez quando eu tiver actifry faça...

Sem comentários: