segunda-feira, 20 de abril de 2009

Sopas Infantis - Sopa de Alface.

Quando comecei a etapa das sopas para a minha princesa, foi um caos. Pesquisei, pesquisei e nada. Não encontrava rigorosamente nada acerca de sopas e pratos para crianças. As primeiras sopas ainda tinha as receitas do pediatra, mas e depois como fazer daí para a frente. Ai que dores de cabeça, a mãe dizia uma coisa, as tias outra, as amigas então cada cabeça sua sentença. Meu Deus o que eu perdi em neurónios, o meu Tico e o meu Teco ficaram mesmo fundidos. Agora olho para esse tempo e dá-me vontade de rir, pois agora faço tudo a olho e nem sequer penso muito, é ir ao congelador e ao frigorifico e pronto.

Decidi-me a colocar aqui algumas receitas de menus infantis para ajudar mamãs assim como eu. Na altura ainda não tinha Bimby, fazia tudo no fogão e triturava no liquidificador. No inicio fazia todos os dias sopa, com o passar do tempo já fazia de dois em dois dias e depois passei a fazer em quantidade e a congelar. Agora ela já come da nossa comida, mas as sopas continuam a ter que ser bem substânciais, pois como a princesa é de baixo peso e para comer é um pisco, tudo o que come tem que ser super, hiper reforçado.

Ora cá vai a receitinha:

Ingredientes:

1 cebola média
2 cenouras
2 batatas grandes (uso batata doce e batata normal)
3 folhas de alface
1 fio de azeite
sal (muito pouco)
carne ou peixe (+/- 100 gr, quer o peixe, quer a carne têm que estar limpos)
Água q.b.
Preparação:
Em primeiro lugar limpar muito bem , quer o peixe ou a carne (normalmente corto em pedaços pequenos e levo a ferver enquanto corto os legumes).
Assim que a água ferver com a carne/peixe colocar os legumes cortados em pedaços mais ou menos pequenos, colocar o azeite e o sal.



Assim que estiver a ferver tudo junto á quase 10 minutos colocar as folhas de alface devidamente lavadas. Deixer cozer lentamente. No fim se a água fôr demais retira-se e guarda-se para uma próxima vez). Triturar tudo muito bem e dar a comer aos nossos bebés.










Atenção: Nunca guardar o resto que a criança não quer (o que estiver no prato). Lavar sempre muito bem os legumes. Os legumes convém serem o mais fresco possível.

Sem comentários: