quarta-feira, 29 de abril de 2009

Entrecosto no Forno

Ora cá vai mais uma receitinha daquelas bem simples e que são uma maravilha.


Por norma durante a semana faço coisas bem simples, pois com uma filha pequena o tempo infelizmente não abunda. Trabalho longe de casa e por vezes chego tão cansada que a última coisa que apetece é ir para a cozinha. Se bem que gosto de cozinhar, mas o cansaço por vezes é de tal ordem que já não dá.



Para esses dias tenho sempre qualquer coisa no congelador que é só tirar e andar. Quando tenho tempo e quando por vezes existem promoções no supermercado que valem a pena, compro a carne e tempero logo, quando necessito é só o tempo de descongelar e assim a carne está temperadinha e bem apetitosa. Quando é carne de porco tempero quase sempre da mesma maneira, ou seja com massa de pimentão caseira (um dia coloco aqui um post a explicar como se faz), vinho branco e se possível cerveja ou então Whisky, louro e bastante alho laminado. Não é necessário sal (no caso do entrecosto ou de lombinho) se a peça de carne fôr alta aí sim pode-se colocar um pouco, mas muito pouco pois a massa de pimentão já é bastante salgada.



Ingredientes:


Entrecosto
Louro
massa de pimentão
alho laminado
vinho branco
azeite
umas nozinhas de vaqueiro, ou então banha de porco (para quem não tem problemas de colesterol)



O modo de preparação é tão, mas tão complicado (ih, ih, ih...)

Temperar o entrecosto muito bem, de modo que fique bem envolto no tempero. Reservar de um dia para o outro ou então congelar, assim fica pronto para aqueles dias...



No dia, colocar o entrecosto num recipiente que possa ir ao forno, regar com o azeite e o resto da marinada.
Levar ao forno a 180ºC e esperar que fique bem cozinhado.
Servir com uma boa saladinha e com arroz branco e para quem pode umas batatinhas fritas...

Sem comentários: