terça-feira, 21 de abril de 2009

Costeletas de Porco Crocantes


Costeletas de Porco Crocantes à Moda da Luísa Alexandra.

Mais uma receita do fantástico blog da Luísa Alexandra (http://luisaalexandramarques.blogspot.com/2009/01/costeletas-crocantes-com-molho-caadora.html). É lá que vou buscar a inspiração naqueles dias dificeis. Tem com cada coisa melhor que a outra, só gostava era de saber como é que ela faz para ser tão elegante…

A minha receita difere um pouco da dela, pois eu não tinha em casa o molho à Caçadora, mas em substituição usei Sopa de Rabo de Boi (das da Knorr)

No final foi ao forno com uma cobertura de Broa de Milho Aromatizada (mais uma dica da Luísa, em que pegamos numa broa de milho ou em pedaços de pão já duro, coloca-se na Bimby com 1 ou 2 dentes de alho (conforme o gosto) e 1 molho pequeno de coentros), usa-se e guarda-se o resto no congelador para estas situações.

Ingredientes:
4 Costeletas de Porco (usei umas do Lombo e outras do cachaço)
4 a 5 Dentes de Alho
1 Folha de Louro
1 copo de Vinho Branco
Azeite ou margarina
1 Lata de Cogumelos Inteiros
Sopa de Rabo de Boi (4 a 5 colheres) a Luísa usou uma embalagem de Molho à Caçadora
½ pacote de natas
3 colheres de sopa de leite (até perfazer cerca de 200 ml de mistura de leite e natas)
Broa de Milho Ralada

Preparação:
Tempera-se a carne com os dentes de alho laminados, louro e o vinho branco, se possível deixar de um dia para o outro ou então deixar ficar umas horas. Pode-se colocar sal (mas muito pouco, porque a sopa ou o molho já têm sal). Numa frigideira deitar um pouco de azeite e margarina e colocam-se os alhos da marinada, bem escorridos. Quando Antes de alourarem colocar a carne e deixa-se fritar ligeiramente de ambos os lados. Não necessitam ficar completamente cozinhadas pois posteriormente vão ao forno, colocam-se num pirex enquanto se prepara o molho.

À gordura que ficou na frigideira juntam-se os cogumelos e deixam-se tomar gosto. Numa tacinha dissolve-se as colheres de sopa (ou a embalagem do molho) com as natas e com o leite.



Depois junta-se à frigideira com os cogumelos e deixa-se engrossar.




Deita-se o molho por cima das costeletas e termina-se polvilhando com a Broa de Milho ralada.



Leva-se a forno pré-aquecido a 200º até ficar dourado a gosto.


Sem comentários: