quinta-feira, 23 de abril de 2009

Doce de Abóbora com canela

Eu normalmente não gosto muito de compotas, pelo simples facto de serem excessivamente doces, mas quando são caseiras e bem feitas gosto. Normalmente corto imenso na quantidade de açúcar, pois a fruta já é bastante doce logo não necessita de grande quantidade de açúcar, eu gosto de sentir o sabor da fruta, coisa que não acontece com as compotas de compra em que só se nota o sabor a doce.

A receita retirei do livro Base da Bimby, só não respeitei foi a quantidade de açúcar que me pareceu exagerada. No final do tempo podemos sempre colocar umas nozes picadas, umas amêndoas igualmente picadas, fica óptimo. Podemos igualmente no final do tempo indicado na receita e caso se notar que ainda não está na consistência ideal colocar mais um pouco na temperatura varoma e cerca de 5 minutos. Convem ir vendo como é que está e ir ajustando a pouco e pouco. O doce depois de frio endurece sempre um pouco, logo convem ter isso em conta.

Normalmente faço para 1 kg de fruta (coloco 1/3 do peso em açúcar), ou por vezes até menos. nunca coloco água, e no caso da abóbora, da maçã e do tomate gosto de colocar canela em pó e canela em pau.


Ingredientes:
800 gr de Abóbora
300 gr de Açúcar
1 Laranja descascada e sem caroços (opcional)
Preparação:
Corta-se a abóbora em pedaços.
No copo da Bimby coloca-se a abóbora, laranja (caso se utilize) e o açúcar e tritura-se alguns segundos na velocidade 5.
Programa-se 30 min, temp 100, velocidade 1.
Passado esse tempo, programa-se mais 20 min, veloc 1, temp. varoma e sem o copo, é preferível colocar o cesto para não salpicar e sujar tudo...
Passado este tempo e caso o doce se apresente com a consistência desejada colocar em frasquinhos previamente esterilizados.
Neste caso eu utilizei uns frasquinhos de fruta da minha princesa, são uma óptima ideia de oferta. Basta para isso colocar uma etiqueta bonita e um paninho em cima da tampa.

Sem comentários: