terça-feira, 21 de abril de 2009

Buttermilk

Buttermilk – Soro de Leite – Soro de Manteiga

Não, não é a receita do Buttermilk, este é só um post para mostrar a embalagem e consistência do Buttermilk de compra.

O Buttermilk é feito através da separação do leite da nata antes de ser transformado em manteiga. O de compra é feito através da adição de uma bactéria ou de fermento láctico.

Encontrei á venda no Continente junto ao leite do dia e das natas frescas.


O que é feito em casa poderá até ficar um pouco mais espesso, pois se fôr feito com leite gordo fica mesmo espesso. Tal como referi num outro post (Frango com Buttermilk) podemos facilmente fazer em casa e assim não temos que andar a palmilhar Lisboa á procura e os resultados são idênticos. Em casa basta amornar um pouco de leite (de preferência gordo) á temperatura ambiente (colocar um dedo e se não sentir nem calor nem frio está na temperatura ideal) e juntar duas colheres de sopa de sumo de limão. Mexer bem e aguardar cerca de 15 a 20 minutos. Prosseguir com a receita.


De aspecto o Buttermilk de compra apresenta-se como um iogurte um pouco mais liquido que o normal. Este preparado torna a carne mais suculenta e mais macia.


Os famosos nuggets da Macdonald’s têm como base este preparado. Além de que nas receitas americanas e inglesas, o buttermilk confere igualmente uma textura mais leve a pães, panquecas e waffles, e é usado como base para sopas e molhos para salada, pois como é ligeiramente ácido combina lindamente com as saladas.

Sem comentários: