quarta-feira, 1 de julho de 2009

Rolo de Carne

Este rolo não é propriamente uma especialidade minha, mas aqui fica a receita. Quem o fez foi a minha mãe.

Ingredientes:

  • 450 gr de carne de vaca picada
  • 450 gr de carne de porco picada
  • 100 de bacon picado
  • 8 fatias de queijo flamengo
  • 8 fatias de fiambre
Modo de Preparação:

A minha mãe tem daquelas máquinas antigas de moer carne, pimentão, etc. Então ela mistura as carnes todas e tempera-as logo com sal e outros condimentos ao gosto de cada um (ela por exemplo coloca alho picado seco e ervas aromáticas) e pica-as todas ao mesmo tempo, assim poupa imenso tempo e não suja loiça...

Estende um pano de cozinha onde polvilha abundantemente com pão ralado, coloca a carne e faz uma placa, alisa muito bem e dispõe fatias de queijo e fatias de fiambre. Enrola como se enrola uma torta, fecha bem as extremidades e tá pronto.

Tenho pena de não ter fotos dos procedimentos, mas fica para a próxima.

Normalmente eu congelo e faço naqueles dias em que não tenho paciência para nada.

Nesses dias é só colocar no forno com umas nozinhas de vaqueiro, uns dentes de alho partido ao meio e uns borrifos de vinho branco. Vai ao forno a 170º durante cerca de 1hora a 1hora e meia (conforme o tamanho do rolo). Convem ir virando para o rolo cozinhar por igual.

Acompanhei com uma salada verde.

3 comentários:

Bandarra disse...

Adorei parece delicioso

Romy disse...

Que belo rolo de carne... gostei

Maria João disse...

Olá Helena. O teu blog é delicioso. Rolo de carne é uma das especialidades da minha mãe; tenho de experimentar e Ttenho que cá vir mais vezes!! Muito obrigada pelos comentários e um grande bjinho.